quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ah pois é a culpa é da crise e tal e coisa!!


Governo admite reavaliar grandes projectos de investimento


O Ministro das Finanças admitiu esta quinta-feira que os grandes projectos de investimento programados pelo Governo possam ser reavaliados face às actuais dificuldades financeiras que o País atravessa.

Numa conferência de imprensa, Teixeira dos Santos salientou que essa reavaliação das grandes obras públicas é feita no quadro das dificuldades orçamentais e da pressão sobre a dívida pública e será limitada aos investimentos que o Governo ainda não contratualizou, frisou.

Escusando-se a concretizar se a decisão do Executivo significa um adiamento nos projectos da alta velocidade ferroviária (TGV) e o novo aeroporto de Lisboa, o ministro explicou que essa resposta será concretizada, na altura devida, por António Mendonça, que tutela as Obras Públicas Transportes e Comunicações.

Ainda, segundo Teixeira dos Santos, que falava no final da reunião do Conselho de Ministros, existem condições, com as medidas já aprovadas (e antecipadas) e com a execução orçamental até Abril, para que o défice orçamental de 2010 fique abaixo dos 8,3% do PIB. Este optimismo do ministro das Finanças é avançado «sem compromisso», ressalvou.

Por seu lado, o ministro da Presidência, anunciou (antes das declarações do titular das Finanças) que o Governo deu luz verde a um diploma que viabiliza a concessão de empréstimos e crédito a países da zona euro.

Pedro Silva Pereira explicou, na conferência de imprensa que seguiu à reunião do Executivo, que a iniciativa visa "possibilitar que Portugal participe no esforço europeu de apoio à Grécia e defesa da zona euro".

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor