Governo admite reavaliar grandes projectos de investimento
O Ministro das Finanças admitiu esta quinta-feira que os grandes projectos de investimento programados pelo Governo possam ser reavaliados face às actuais dificuldades financeiras que o País atravessa.
Numa conferência de imprensa, Teixeira dos Santos salientou que essa reavaliação das grandes obras públicas é feita no quadro das dificuldades orçamentais e da pressão sobre a dívida pública e será limitada aos investimentos que o Governo ainda não contratualizou, frisou.
Escusando-se a concretizar se a decisão do Executivo significa um adiamento nos projectos da alta velocidade ferroviária (TGV) e o novo aeroporto de Lisboa, o ministro explicou que essa resposta será concretizada, na altura devida, por António Mendonça, que tutela as Obras Públicas Transportes e Comunicações.
Ainda, segundo Teixeira dos Santos, que falava no final da reunião do Conselho de Ministros, existem condições, com as medidas já aprovadas (e antecipadas) e com a execução orçamental até Abril, para que o défice orçamental de 2010 fique abaixo dos 8,3% do PIB. Este optimismo do ministro das Finanças é avançado «sem compromisso», ressalvou.
Por seu lado, o ministro da Presidência, anunciou (antes das declarações do titular das Finanças) que o Governo deu luz verde a um diploma que viabiliza a concessão de empréstimos e crédito a países da zona euro.
Pedro Silva Pereira explicou, na conferência de imprensa que seguiu à reunião do Executivo, que a iniciativa visa "possibilitar que Portugal participe no esforço europeu de apoio à Grécia e defesa da zona euro".