quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Miguel Sousa Tavares - O Senhor da Verdade Absoluta


Li no “i” online a longa entrevista de Mário Soares, a pretexto dos seus 85 anos. Longa e, como sempre, interessante, porque Soares teve uma vida fascinante e é um notável contador de histórias. ….


Acabo de ler a entrevista e vejo os posts dos leitores a comentá-la: um chorrilho de insultos, de calúnias reaccionárias de sempre, um misto de ódio, inveja e desprezo à flor da pele que arrepiam de nojo. Que gente é esta? Que nação é esta que produz gente assim? Que, pela frente, calam, obedecem e curvam a espinha, e, por trás caluniam, insultam, inventam, e vomitam até à náusea essa tão antiga e fatal característica portuguesa: a inveja. Mais uma vez me convenço de que esse território do anonimato e da impunidade dos blogues e redes sociais foi inventado como uma luva para satisfazer a insaciável frustração desta gente. A inveja e a cobardia escorrem por ali como o mel em terra prometida. Pois que morram de indigestão de tanto prazer solitário!

Miguel Sousa Tavares “Expresso 12 DEZ 2009″

Pois é, este é mais um que se considera um iluminado, um senhor da verdade e que devemos ouvir as suas palavras e criticas como admiração e respeito enquanto as opiniões e criticas feitos pelos outros que não têm o seu estatuto, não têm currículo, são lixo, inveja e metem nojo. Outros há que padecem do mesmo mal, são o Pacheco Pereira, a Clara Ferreira Alves e outros que tal. Todos têm os seus lugares nos jornais, nas televisões e rádios e não querem que mais ninguém tenha a possibilidade de dizer a sua opinião. É verdade que anda por aí muita gente sem ideias e que não sabe o que dizer a não ser palavrões, mas ao generalizar só mostram o medo de que outros possam dizer coisas mais certas e mais bem escritas que a deles. Sei que não é o meu caso, mas há por aí blogues que são muito melhores que os livros deste Senhor e as colunas do Pacheco. Os blogues deram o direito a todos de dizerem o que pensam, bem ou mal, mas é um espaço de liberdade e talvez por isso os assusta tanto. Por mim podem ficar descansados que não desejo nenhum dos espaços de opinião que lhes ajuda a encher os bolsos ao fim do mês. Podem continuar a opinar à sua vontade que eu não os incomodo, mas agradecia que fizessem o favor de deixar os outros também usarem o seu direito à liberdade de expressão.

A inveja e egocentrismo são pecados mortais,mas isso só se aplica ao comum dos mortais!

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor