Sócrates and Friends ( “JP JÁ CHEGA” - JP SÁ COUTO)
Bem realmente fiquei estupefacto quando tive acesso aos nº da JP SÁ COUTO, essa grande empresa que distribui aqueles belos computadores chamados de Magalhães, empresa essa que tinha dívidas ao fiscais e fraudes a torto e a direito mas mesmo assim ganhou o concurso que envolve vários milhões de euros do erário público, desculpe afinal nem se quer existiu concurso público, também esse tipo de procedimentos servem para quê?
Perder tempo e afastar as boas negociatas deste governo? E depois como é que as campanhas políticas eram pagas?
Mas a noticia que me indignou foi que a JP SÁ COUTO no seu total de facturação demonstra que 21,5% em 2009 que assim trocado em euros dá qualquer coisa como 46,8 milhões de euros provem directamente do programa e. Escolinhas.
O lucro desta empresa em 2009 perfez um total de vendas no valor 218 milhões de euros o que representa num aumento de 35,7% fase ao ano transacto de 2008! (ainda se fala de crise por ai!)
Num universo de vendas de 21,5% absorvido pelo programa e. Escolinhas mas o mais impressionante 78,5% para empresas.
EMPRESAS??? Mas quando o projecto “e. Escolinhas” foi lançado em Junho de 2008 tinha por objectivo dar aos alunos matriculados no 1º ano do ENSINO BÁSICO a possibilidade de conseguirem ter um computador portátil adaptado à aprendizagem.
Um reparo tenho de fazer, a JP SÁ COUTO ainda não serviu para outra coisa que não fosse “ser usada como artilharia política” do Governo para uma pretensa revolução tecnológica, que não passa de impingirem uma “tostadeira” a todas as crianças do 1º ciclo, que só usam para jogar um jogo irritante do pinguim, porque o resto são erros e pouco mais.
A JP SÁ COUTO enche os bolsos e nós somos obrigados a comprar um “computador” que só serve para campanha política enganosa do governo.
Por outro lado, o Sr. José Sócrates se queria favorecer mais uma vez um grupo de amigos e assim obrigar o mercado a vender somente essa “tostadeira”, supostamente a um preço “reduzido”, o que não consegui mas valia ter sido frontal e directo. Penso que em vez de gastar o erário publico a torto e a direito com as empresas do amigos (JP SÁ COUTO,MOTA ENGIL, VIBEIRAS,entre muitas outras) mais valia oferecer tempo de antena na RTP1 e RTP2 a fazer spots publicitários a apelar aos cidadãos a adquirirem o Magalhães, onde depois inventava um beneficio qualquer ou um oferta a quem adquirisse (tipo varinha magica ou um cartão de pontos para as farmácias de Portugal, coisas sempre muito úteis e precisas).
Mais uma vez desabafo… Está tudo errado, está tudo ao contrário do que deveria ser.