sexta-feira, 16 de julho de 2010

Parlamento Reduz Ordenados de Assessores e Autarcas


A Assembleia da República aprovou hoje o projeto de lei do CDS-PP para reduzir os vencimentos dos membros dos gabinetes do Governo, dos presidentes de Câmaras Municipais e Governadores Civis, com o PS a votar contra a proposta.


Durante a votação da proposta, os deputados socialistas Manuel Mota e Acácio Pinto anunciaram a apresentação de declarações de voto em conjunto com outros parlamentares.

No debate, o PS tinha considerado injusta e demagógica a proposta do CDS-PP, perguntando por que motivo o alargamento dos cortes salariais não contempla igualmente os gabinetes dos grupos parlamentares, a Presidência da República ou o governo regional da Madeira.

Depois de ter sido introduzido um corte nos vencimentos dos políticos, na segunda versão do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), o CDS propôs a mesma redução para os membros dos gabinetes dos ministros, dos presidentes e vereadores das câmaras municipais, dos governadores civis e dos gabinetes da Assembleia da República.

“Todos sabemos que a medida de corte dos salários dos políticos é mais simbólica do que proveitosa do ponto de vista da consolidação orçamental, mas a verdade é que deixar de fora o ‘staff’ político de apoio a esses cargos é passar uma mensagem errada”, sustentou, no debate no Parlamento, a deputada democrata cristã Assunção Cristas.


A deputada sublinhou que “um chefe de gabinete ou um adjunto são de nomeação política” e ajudam os titulares de cargos políticos “a exercer a sua função política”, questionando: “Que razão haverá para que fiquem de fora deste corte?”.

“Porque é o que PSD não convence o doutor Alberto João Jardim e os deputados a abdicarem dos cinco por cento, ao contrário do que acontece nos Açores?”, questionou o deputado socialista Vítor Baptista, afirmando: “Temos um PSD no Continente e temos um PSD na Madeira”.

Vítor Baptista acusou ainda o CDS de “populismo, mas de má memória”, apontando que o presidente democrata cristão, Paulo Portas, “foi também o senhor ministro do Estado e da Defesa que tinha apenas um ministério mas tinha dois gabinetes, dois chefes de gabinete e vários adjuntos”.


O deputado bloquista Luís Fazenda apontou “a falta de autoridade política e moral do CDS para trazer este projeto”, recordando “os ordenados principescos que se pagavam no gabinete do ministro da Defesa Paulo Portas e que escandalizaram o país”.

O vice presidente da bancada do PSD Luís Montenegro considerou que a proposta “faz sentido”, mas apelou para que “não fiquem dúvidas que a aplicação deste regime fica circunscrito àqueles que exercem funções eminentemente políticas” e que não se proceda a uma “dupla redução, porque muitos dos vencimentos já são indexados aos vencimentos dos titulares de cargos políticos”, e já foram portanto reduzidos.

O líder da bancada do PCP, Bernardino Soares, considerou que se trata de uma “matéria simbólica”, salientando que “não é este tipo de medidas que vai resolver os problemas e as desigualdades do país”.




Diário Digital / Lusa

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor