quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Uma corda que não é para todos

Sabia que em média a licenciatura tem em custo de 11.500€?

E quais a medias do governo para ajudar estes estudantes?.. Zero!

Cada vez mais os jovens necessitam de recorrer aos créditos da banca para conseguirem ingressar na faculdade e assim terem acesso a um curso superior.

Deixo-vos esta iniciativa pois acho muitíssimo interessante e adequada nos “tempos” em que vivemos.

Os Deputados jovens que integram o Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República, entregaram hoje um Requerimento na Mesa da AR questionando o Ministro do Ensino Superior sobre um conjunto de dados relativos à Acção Social no Ensino Superior. Os Deputados pretendem recolher informação que possibilite conhecer a realidade nacional do apoio aos estudantes carenciados.


A Acção Social Escolar apresenta-se hoje como uma das matérias que mais preocupa o movimento associativo estudantil nacional e os Estudantes do Ensino Superior, sendo que os Deputados do PSD não são indiferentes a esta preocupação, empenhando-se em colaborar na procura de um caminho que permita que os estudantes tenham uma Acção Social mais justa, mais eficaz e que apoie quem mais precisa. O

objectivo principal é conhecer em detalhe a realidade e preparar uma proposta concreta na AR para rever o actual sistema de Acção Social.

Os jovens Deputados do PSD, consideram muito importante a realização de uma reflexão aprofundada sobre a Acção Social no nosso país, que permita aferir com rigor e exactidão os trâmites em que as bolsas de apoio são distribuídas e os seus montantes, a amostra da população abrangida e os resultados práticos desse apoio no aproveitamento escolar dos bolseiros.

Já em 2009 (04.03.2009) a JSD alertou o Governo para a precariedade em que muitos jovens estudantes estavam a viver face à degradação da situação económica do país, e através da iniciativa "Jovens com a

corda na garganta", a JSD apresentou na AR cinco propostas para ajudar a inverter esta situação(ver http://www.jsd.pt/corda/).

Infelizmente, a crise que se instalou em Portugal desprotegeu uma grande parte da população que - não se encontrando no limiar da pobreza - oscilam perigosamente na sua orla. É nestas famílias que as despesas com os estudos superiores são as primeiras a ser sacrificadas - especialmente se se tratar de estudantes deslocados, a quem acrescem as despesas de habitação e alimentação extra.

A JSD espera uma resposta colaborante e interessada por parte do Ministro Mariano Gago, considerando que quando se trata da vida dos jovens, sobretudo daqueles cujo apoio do Estado se revela fundamental no acesso a uma oportunidade conducente a uma vida melhor, deve ser prestada uma particular atenção, para que "nenhum estudante abandone a sua formação superior por razões económicas".

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor