quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A Vergonha Continua - Fase Oculta

Face Oculta: Juiz de Aveiro pediu duas vezes a Pinto Monteiro que devolvesse escutas de Sócrates

O juiz de instrução criminal que acompanha o processo Face Oculta escreveu ao procurador-geral da República no início de Janeiro, a solicitar que lhe fossem devolvidos os CD com as intercepções telefónicas de Armando Vara com José Sócrates, apurou o Expresso.


Até agora, esse material não foi devolvido à comarca do Baixo Vouga, mesmo depois de o juiz ter insistido de novo na semana passada com mais um pedido por escrito junto de Pinto Monteiro.

A devolução das escutas que envolvem o primeiro-ministro é considerada necessária pelo juiz de instrução criminal de Aveiro. António da Costa Gomes tem estado à espera dos CD para destruir todos os registos das conversas interceptadas entre Armando Vara e José Sócrates, de forma a cumprir assim os despachos de Pinto Monteiro e do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha do Nascimento, que decidiram declará-las nulas.

O juiz-presidente da Comarca do Baixo Vouga, Paulo Brandão, revelou ao Expresso que é falsa a informação que começou a circular esta quarta-feira de que António da Costa Gomes teria notificado formalmente Pinto Monteiro para que devolvesse as escutas, sob pena de o procurador-geral da República incorrer num crime de desobediência. "Essa notificação nunca existiu. O que houve foi apenas dois pedidos".

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor