quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Voltei!


Depois de uma ausência prolongada e propositada, voltei.

Ausência derivada a variadíssimos motivos, mudança de casa, a proximidade das épocas festivas e a ressaca de uma escrita diária bastante intensa, o que confesso que me esvaziou totalmente e, sinceramente, como não tinha grandes assuntos para comentar ou falar, simplesmente, decidi não escrever nada durante uns tempos até que a “inspiração voltasse”.

Hoje senti necessidade de voltar a escrever, decidi compartilhar um texto que à muito se encontrava por terminar e que hoje tinha de terminar.

Hoje termina o meu longo período de “escravidão “!

A minha colaboração com a Freguesia de São João chegou ao fim, pelo menos por agora como, um grande amigo um dia me disse “isto não é um até sempre mas sim um ate já” e é assim que, neste momento, me sinto. Despeço-me com a forte certeza de voltar rapidamente para terminar tudo aquilo que ficou por fazer e acreditem que foi bastante, a consolidação de um projecto grandioso e ambicioso que ficou pelo caminho.

Era tão grande e tão intenso que poucos perceberam a sua real importância.

Todos apreenderam uma lição mas, especialmente, todos vamos ter tempo para reflectir e analisarmos os nossos erros as nossas precipitações e ansiedades.

Saio desta instituição, sem dúvida, muito mais rico do que quando entrei, não rico de valores ou a nível monetário mas sim a nível pessoal e profissional.

Vi, cresci e apreendi bastante.

Entrei menino e saí um homem feito com princípios e ideias muito bem delineadas e vincadas, neste caminho encontrei pessoas muito boas, pessoas que vou relembrar e respeitar durante toda a minha vida, também encontrei o oposto - pessoas sem princípios, sem ideologias, lealdade ou qualquer tipo de educação (ou talvez conduta), já não pedia mais para esse tipo de pessoas.

Esses e para esses, agradeço por vos ter conhecido, fizeram-me me crescer e perceber que a vossa “espécie” realmente existe.

Pessoas mesquinhas, cinzentas, que se julgam super inteligentes, que conseguem ter um sorriso amarelo sempre estampado na cara, que conseguem proferir palavras de amizade e lealdade mas que, no fim de tudo, a única coisa que realmente pretendem é o nosso insucesso, assim julgando ou, simplesmente, sonhando que com o nosso insucesso, o seu sucesso será garantido.

Eu até acredito que sim, que será garantido mas não será por muito tempo, simplesmente, não é sustentável.

Estão condenados ao desprezo, não passam de inimigos disfarçados, falsos invejosos, hipócritas.

Deixo-vos um conselho a todos vós: um verdadeiro amigo não apresenta “facturas” pelo que faz por ti e muito menos se esconde quando se ri.

Como um dia escreveu o grande poeta (Vinicius Moraes) “ Os amigos não se fazem, reconhecem-se”.

Sim, realmente é verdade, a ambição desmedida e a sede de um poder tão pequeno e tão efémero cega tudo e todos, temos de ser fortes para saber utilizar o poder que nos foi confiado e não deixar que esse nos afecte, que nos altere como profissional mas, principalmente, como pessoa.

Pisar tudo e todos para alcançar os 15 minutos de fama, penso que não é o melhor caminho.

O que mais me entristece é abandonar um projecto a meio, a obra iria ser totalmente concluída neste segundo mandato, isso posso afirmar a todos.

Tínhamos uma excelente equipa, claro com algumas arestas por limar e assim melhorar o rendimento geral, claro que também teríamos de apostar “em reforços” pois, certos elementos já se encontravam “desgastados” ou “antiquados” para o desempenho de certas funções mas nada que não se resolve-se, o que precisávamos era de tempo. Tempo esse, que não nos foi concedido por uma ignorância preocupante e desmoralizadora pois, passado tantos anos, ainda existem pessoas que não sabem como devem exercer o seu direito de voto o que realmente me deixa triste e deveras renitente com o estado da democracia deste país, mas este tema é para ser abordado em outro tópico a seu tempo.

O que mais me inquieta neste momento “foi ter deixado” a Freguesia de São João ao “abandono”, sim o termo é o mais correcto e o mais meigo.

Naquela Freguesia e em particular ao “novo executivo” e a alguns “super” funcionários (públicos e contratados, o que ainda me preocupa mais!) que nela colaboram/trabalham, existe um repleto vazio de ideias, convicções, falta de certezas, quanto ao rumo que pretendem dar a Freguesia para a qual foram eleitos e que os Fregueses aguardam respostas.

É extraordinário como muitas pessoas se prestam a serem cúmplices, pela acção ou pelo silêncio em relação a estratagemas desse tipo.

Liderança/Força é acreditar no que se pensa, no que se diz, no que se propõe, no que se defende, no que se sonha para a comunidade que se quer servir.

A desorientação é sempre má conselheira, naturalmente que os adversários também não são bons conselheiros e, por isso, espero que aqueles se opuseram nesta puga eleitoral, tomem as minhas opiniões por boas. Só acreditarão com a prova dos resultados, a ver vamos quais serão!

Governar é saber qual o bem mais importante, qual é o valor que deve ser preservado, respeitado e protegido mas, principalmente, os princípios devem sempre existir para a democracia ser sempre mantida com chave da integridade do próximo.

Em 2010 parto para outros projectos com a firme certeza que fiz e dei o meu melhor em prol dos fregueses de São João, da Freguesia de São João sempre com honestidade, lealdade e respeito ao próximo mas, principalmente, de cabeça erguida.

Fiz o melhor que soube e nunca senti nem constatei que nesta Freguesia (durante o mandato de 2005-2009) os fregueses andassem desesperados com o dia em que estavam a viver sem querer se quer pensarem no dia de amanha, trabalhamos para uma Freguesia melhor para se viver (como sempre dizia o ex-presidente da Freguesia de São João e meu amigo Afonso Pereira Costa), sei que alguns que nos julgaram e nos castigaram nas urnas, mais cedo ou mais tarde, irão chegar à conclusão que nunca enganamos ou ludibriamos ninguém com pequenos gestos de magia ou promessas eleitorais ou obras sem qualquer tipo de nexo só para ganharmos mais um ou dois votos, não nunca nos afastamos da directriz delineada desde o inicio, nunca quisemos que os fregueses de São João olhassem para nós com aqueles género de políticos que só fazem obras para as eleições, nada disso. Muito pelo contrario, podíamos ter feito, comícios, festas, jantares etc., basicamente despesismo puro e duro que, a bem da verdade, é o que a maioria dos políticos fazem em período eleitoral (brindes de campanha, outdoors, carros de som, comitivas com inúmeros figurantes, etc.) mas nós não fizemos nada disso, preferimos olhar pela Freguesia, fizemos uma campanha discreta, pessoa a pessoa, porta a porta, com poucos meios mas com muita responsabilidade e dever cívico.

A todos vocês peço-vos: nunca se esqueçam que a democracia tem regras e que as pessoas têm de se habituar a que, mesmo aqueles que julgam que tem de ganhar sempre ou enfrentarem adversários que lhes podem ganhar nas urnas, isso justifica o recurso a qualquer tipo de procedimento, nomeadamente, o do insulto o da mentira o da baixaria.

Fico orgulhoso de ter trabalhado para a Freguesia de São João, de ter tido o privilegio de ter descido a Avenida da Liberdade acompanhando a Marcha do Alto do Pina, de ter ajudado a uma colectividade muito carente de obras e de meios para de novo poder proporcionar a todos os seus associados e simpatizantes um espaço melhor de convívio/lazer, ter ajudado uma colectividade em estado iminente de fechar (colectividade essa com mais de 100 anos), a não fechar, a criar uma comissão e, mais tarde, a realizar eleições, de ter tido o privilegio de ter conhecido e privado com mais de 500 idosos em passeios e acções vocacionados para eles e, no fim, ter sentido todos aqueles sorrisos, abraços de uma forma tão intensa e tão única.

A todos vocês e por vocês não vou desistir de São João, não mesmo!

Por cá estarei, por cá irei colaborar em todos os projectos que me convidarem para melhorar esta freguesia, cá estarei sempre disponível para ajudar o próximo como sempre estive.

Nunca olhei a cor, religião nem as partidos para ajudar a quem recorria a mim a solicitar ajuda, por isso, nada irá mudar!

A alguns até 2013, a outros um ate já. Iremos continuar a vermo-nos, a conversar e a trabalhar em (e por) São João!

Um muito obrigado a todos!

Um forte abraço/beijo



Marcos Tavares de Carvalho

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor