terça-feira, 15 de junho de 2010

Marchas Populares 2010


No ultimo Sábado (12/06/2010) dia de Santos Populares e a descida das Marchas Populares na Avenida da Liberdade, lá combinei com uns amigos uma jantarada e depois a tradicional caminhada pelas capelinhas para bebermos uma cervejinhas e ouvir uma musiquinha pimba que ninguém gosta mas que neste dia todos gostam e dançam.

Fomos jantar a um restaurante perto do Largo do Carmo (Faca & Garfo) que recomendo vivamente pois tem uns preços bastante agradáveis e a simpatia da proprietária é muito agradável e cativante para que visita este espaço.

Ao contrário de outros anos quando trabalhava na Freguesia de São João e descia a Avenida da Liberdade ao lado da Marcha do Alto do Pina, este ano em género de protesto decidi não ir ver as marchas á Avenida.

Em protesto com a organização em geral mas principalmente com certos lobbys que estão criados á volta das Festas da Cidade mas principalmente com as classificações das marchas.

Este ano para variar voltou a ganhar Alfama como é mais do que habituar, sinceramente para mim a Marcha de Alfama nem sempre é a melhor mas talvez por factores que eu desconheço mas que posso especular (Turismo, Patrocinadores, Sr. Carlos Mendonça, ou talvez algum receio do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa pois quando Santana Lopes era Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Alfama não ganhou no casamento de Santo António do ano seguinte levou com sacos de água e ai Alfama voltou a ganhar), mas bem penso que não é justo ganhar sempre a mesma marcha pois os marchantes são pessoas que se entregam á sua marcha de corpo em alma sem nada ganharem a única coisa que deviam ter seria respeito, senão qualquer dia penso que os marchantes deixam de participar nas marchas como quem ganha é sempre a mesma marcha ou começam a marchar nessa marcha ou simplesmente desistem. Acho que muitas coisas deviam ser revistas, regulamento das marchas populares, o júri ser totalmente independente, se calhar a marcha que ganha no ano seguinte não participa, não sei mas sinceramente acho que algo tem de mudar porque se não será difícil continuar está tradição tão lisboeta.

As classificações e pontuação das Marchas Populares 2010:

1 -Alfama: 247

2 - Marvila: 238

3 - Bica: 230

4 - Bairro Alto: 222

5 - Alcântara: 217

6 - Castelo: 210

7 - Mouraria: 209

8 - Madragoa: 206

9 - Santa Engrácia: 204

10 - Beato: 201

11 - São Vicente: 196

12 - Bela Flor: 189

13 - Carnide e Graça (Ex-Aequo): 187

14 - Olivais: 186

15 - Alto do Pina: 185

16 - Baixa: 176

17 - Penha de França: 174

18 - Lumiar: 171

19 - Benfica: 148

Melhor Coreografia: Alfama

Melhor Cenografia: Bica, Marvila e Mouraria

Melhor Figurino: Carnide e Castelo

Melhor Letra: Alcântara

Melhor Musicalidade: Alfama

Melhor Composição Original: Alcântara

Melhor Desfila da Avenida: Alfama

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor