terça-feira, 15 de junho de 2010

"Tiro a Sócrates" - ARRAIAL VETADO!


As juntas de freguesia de São Francisco Xavier e Santa Maria de Belém já anunciaram que não vão apoiar o arraial que estava a ser organizado, no Restelo, por Gonçalo da Câmara Pereira. Em causa está o facto de nos cartazes haver a indicação de uma actividade denominada "Tiro ao Sócrates". Após a impressão dos mesmos, ainda foi sugerido, por elementos da junta, que o erro fosse minimizado com uma faixa preta, solução que a organização considerou próxima da censura.


Gonçalo da Câmara Pereira, que se deslocou até Barcelona no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, referiu ontem ao DN que não vai "ceder a nenhum tipo de censura nem tão-pouco vergar a mola", algo que o fadista diz fazer desde 1910.

Fernando Rosa (PSD), presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, já respondeu, afirmando que só não quer "faltar ao respeito a um primeiro--ministro, porque isso seria um sinal de desrespeito para com o País". Já José Carvalhosa (PSD), presidente da outra junta envolvida, recusou-se a prestar qualquer tipo de declarações, alegando que "não [pretende] alimentar polémicas".

Segundo Pedro Morais Vaz, membro da organização, "tudo não passava de uma brincadeira, à semelhança daquelas que acontecem no Carnaval de Torres Vedras", o responsável disse ainda "não compreender o porquê de as juntas discordarem de uma actividade que consistia simplesmente em derrubar latas, onde estava gravada a cara de José Sócrates".

Mas para Fernando Rosa, tal situação "seria o enxovalhar de um chefe de Governo, independentemente de se gostar ou não dele". Prevenindo qualquer tipo de juízo de valor, o responsável acrescentou ainda que nem ele nem o presidente de São Francisco Xavier têm a mesma orientação política de José Sócrates: "Apesar de tudo o que nos separa, eu tenho respeito pelas instituições portuguesas e, enquanto eu for presidente, esta freguesia não vai pactuar com nenhum tipo de desrespeito."

Contudo, a organização diz não entender esta atitude, que classifica como "uma imposição ridícula", Pedro Morais Vaz salientou ainda que ao ser retirado este apoio "deixa de ser possível a realização de um arraial, que levaria muita gente ao Restelo".

Em resposta, o presidente da Junta de Santa Maria de Belém garante estar completamente empenhado "no grande arraial com tradição naquela zona". O responsável adiantou ainda que "nunca foi dada a certeza de que a iniciativa proposta seria apoiada", salientando, no entanto, que "as coisas até podiam ter corrido bem, não fosse a ingenuidade de Gonçalo da Câmara Pereira".

O fadista rejeitou o teor das declarações, sublinhando a "existência de um acordo tácito com as duas juntas". Câmara Pereira aproveitou ainda para dizer que "o mal do País é haver pessoas mentirosas que julgam ser detentoras da moral pública, mas que censuram tudo previamente".

in Diário de Noticias

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor