sexta-feira, 14 de maio de 2010

António Costa - O Indisciplinado e Mimado

Em declarações aos jornalistas à margem de uma assembleia municipal, António Costa disse que, tal como os restantes autarcas da Área Metropolitana de Lisboa, compreende que a conjuntura «possa determinar a revisão do calendário», mas sublinhou que a terceira travessia sobre o Tejo «não é destacável» do novo aeroporto e do TGV, cujo primeiro troço foi contratualizado no sábado.


«Não podemos aceitar que a conjuntura possa comprometer uma estrutura que está pensada e têm expressão no ordenamento do território. Alterar o calendário, temos o dever de compreender; rever projectos que têm uma coerência e são estruturantes no ordenamento do território é absolutamente inaceitável», sublinhou o presidente camarário.

António Costa espera agora que a reunião pedida pela Junta Metropolitana ao Governo esclareça se o anúncio feito por José Sócrates no fim-de-semana significa apenas um adiamento ou um repensar dos projectos e até a adopção de alternativas.

«Já vimos que as alternativas não são sérias, credíveis», sublinhou, acrescentando que o actual projecto da terceira travessia é a que permite uma ligação ferroviária mais rápida, cómoda e barata à margem sul, em particular ao futuro aeroporto.

Sobre o TGV, o responsável considerou que «não é concebível uma ligação» a Madrid que não a partir da capital portuguesa: «Não há solução intermédia. Ninguém vai apanhar outro transporte para ir ao Poceirão apanhar o TGV».

Quanto às declarações de vários políticos e figuras públicas sobre a necessidade de conter a despesa com as obras públicas para evitar um agravamento das condições financeiras do país, António Costa disse haver algum «desconhecimento de causa» e que muitas pessoas «ignoram» questões de ordenamento de território e de revitalização da cidade.

O primeiro-ministro anunciou na sexta-feira em Bruxelas, após uma reunião do Eurogrupo, o adiamento de grandes investimentos públicos, como as obras do futuro aeroporto e a terceira travessia do Tejo, no quadro do esforço de acelerar as medidas de consolidação orçamental.

O ministro das Obras Públicas, que participou sábado na cerimónia de assinatura do contrato do troço Poceirão-Caia para o TGV, admitiu a «reponderação» da terceira travessia e do novo aeroporto de Lisboa.

in Sol

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor