Um homem foi condenado na segunda feira pelo Tribunal de Doncaster, no Norte da Inglaterra, ao pagamento de uma multa de 1000 libras (1167 euros) por ter publicado na sua página do Twitter uma ameaça de bomba ao aeroporto local.
Paul Chambers, de 26 anos, deixou uma publicação na sua página da rede social a dizer que ia fazer explodir o aeroporto, uma mensagem que o autor insistiu ter sido uma “brincadeira”.
No entanto, essa não foi a opinião de Jonathan Bennet, juiz do Tribunal de Doncaster, que considerou o autor “culpado”, por se tratar de uma mensagem “ofensiva, indecente, obscena e ameaçadora para o público da rede das telecomunicações”.
“A mensagem foi de natureza ameaçadora no contexto dos tempos em que vivemos”, sustentou o juiz distrital.
Chambers foi preso em janeiro, na sequência daquela mensagem que anunciava a explosão do aeroporto Robin Hood, perto do centro de Doncaster, se o seu voo fosse cancelado.
No entanto, Chambers explicou que a publicação foi feita depois de o aeroporto ter encerrado devido à neve, pondo em causa os seus planos de viagem.
A publicação de Chambers foi vista por um empregado do aeroporto, que informou a segurança. No entanto, a segurança considerou que a ameaça de bomba não era credível, entregando o caso à polícia. “Não me passou pela cabeça que alguém do Robin Hood fosse ver o Twitter ou levasse a sério o que disse, que foi uma hipérbole inocente”, disse Paul Chambers.
Além de ser condenado ao pagamento de uma multa, Chambers, que trabalhava numa empresa de distribuição automóvel, disse ter perdido o emprego por causa do incidente.
in Diário Digital / Lusa