A deputada Inês de Medeiros foi eleita pelo círculo de Lisboa nas últimas eleições legislativas. Mas a deputada tem residência em Paris e tinha solicitado à Assembleia da República que pagasse as viagens que efectua para a capital francesa. A questão não é nova mas ganhou novos contornos.
Um grupo de «cidadãos da República Portuguesa» criou uma petição na internet com o objectivo de «exigir que a senhora Inês de Medeiros renuncie ao cargo de deputada o mais depressa possível!».
O grupo de cidadãos considera que os dinheiros públicos devem ser utilizados em prol «da generalidade dos portugueses», e que cabe ao Estado pagar as deslocações dos deputados ao estrangeiro «mas apenas e só quando estas disserem respeito ao exercício das suas funções parlamentares».
No manifesto disponível online pode ler-se ainda que «é imoral que, numa altura em que se pedem sacrifícios aos cidadãos portugueses, a senhora deputada Inês de Medeiros não seja capaz de pagar os seus desejos cosmopolitas do seu próprio bolso e espere que sejam os contribuintes a fazê-lo».
A petição, endereçada ao presidente da Assembleia da República, ao grupo Parlamentar do PS e à própria deputada Inês de Medeiros, já recolheu quase dez mil assinaturas.
Recorde-se que Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, aprovou o pagamento das viagens da deputada, mas alertou que esta condição pode ser alterada caso haja uma alteração do enquadramento legal em vigor.
Limk para assinar a petição : http://www.petitiononline.com/medeiros/petition.html