sexta-feira, 26 de março de 2010

The Cove - A Baia da Vergonha ( e que Vergonha!! )


Vi e sinceramente recomendo a todos para também verem este EXCELENTE documentário.

"The Cove" é realizado por Louie Psihoyos & como "convidado especial" Richard O'Barry.

O realizador Louis Psihoyos é o responsável por um magnífico documentário que nos apresenta uma devastadora e horripilante demonstração da extensão da crueldade da humanidade para com os animais. O cineasta viajou até à Baia do Taiji no Japão, uma localidade isolada que é habitada por uma extensa população de golfinhos que são constantemente massacrados pelos habitantes humanos daquela localidade que os traficam ou que os chacinam. Louis Psihoyos contou com a preciosa ajuda de Richard O'Barry, um treinador de golinhos, e da Oceanic Preservation Society, uma sociedade de activistas ecologistas, duas magnificas contribuições que auxiliaram este cineasta a desenvolver um desconcertante mas importante documentário que certamente irá chamar a atenção de qualquer espectador.

"The Cove" apresenta nos uma fantástica narrativa que resulta de uma excelente investigação que conseguiu desvendar uma atrocidade ambiental que deve ser contestada e terminada. Louie Psihoyos e a Oceanic Preservation Society embarcaram numa arriscada operação com o simples intuito de alertar o público japonês e mundial para os crimes que se cometem numa pequena localidade e para as devastadoras consequências que advêm dessas actuações criminosas contra o ecossistema. “The Cove” explora o massacre de golfinhos e cetáceos que acontece anualmente numa isolada localidade japonesa que posteriormente os comercializa em diversos mercados, como por exemplo, os da alimentação ou do entretenimento mas o elemento fundamental deste documentário não é a matança objectiva dos animais em questão porque semanalmente as potencias ocidentais são responsáveis pelo extermínio de milhares de bovinos ou caprinos, no entanto, esse massacre não é tão violento ou incompreensível como o perpetrado pelos japoneses. A polémica também é agravada porque a carne proveniente dos golinhos não é tão saudável como a dos restantes mamíferos porque apresenta um nível anormal de mercúrio, uma substância altamente perigosa, um pormenor que também é divulgado e abordado pelo documentário que ataca os responsáveis políticos daquela localidade porque fornecerem esse tipo de carne às escolas da região.”The Cove” também acompanha o emocionante caminho de arrependimento de Richard O'Barry, um conhecido treinador de golfinhos que participou activamente em “Flipper”, um famoso produto televisivo que aproximou os ocidentais dos golfinhos. Richard O'Barry capturou e treinou sem grande piedade inúmeros golfinhos mas quando um desses animais se suicidou à sua frente Richard O'Barry decidiu alterar radicalmente a sua vida e começou a defender os animais que maltratava, assim sendo, não hesitou em participar em “The Cove” e em apoiar as suas finalidade e os seus objectivos, ou seja, impedir o crescimento do tráfico de golfinhos.
As execuções das filmagens deste explicito documentário foram bastante arriscadas porque a comunidade daquela localidade não facilitou o trabalho dos investigadores, muito pelo contrario, enveredou numa verdadeira batalha contra todos os activistas que tentavam auxiliar os golfinhos e os cetáceos a sobreviverem às suas brutais execuções. As filmagens apresentam o melhor de uma investigação jornalística e o melhor de uma produção sobre espionagem porque este documentário apresenta ao espectador múltiplas informações valiosas que são exploradas e retratadas com qualidade e objectividade mas também nos oferece inúmeros momentos de ansiedade e incerteza quando os investigadores tentam descobrir o que realmente acontece na Baia do Taiji. “The Cove” também explora o lado político do massacre porque alegadamente o governo japonês sabe de tudo mas nada faz para impedir ou limitar esses acontecimentos, muito pelo contrário, exerce uma considerável e favorável influencia nos organismos internacionais que regulam essas matérias e que não criticam ou acabam com esta desnecessária atrocidade ambiental. A divulgação internacional desta produção não originou grandes repercussões internacionais porque a tradição do massacre de cetáceos e de golfinhos contínua bastante activa em várias regiões japonesas, no entanto, os movimentos contra o extermínio de golfinhos são cada vez maiores e mais fortes, assim sendo, as politicas japonesas em relação a esta questão são cada vez mais atacadas e contestadas e num futuro próximo talvez assistamos à proibição geral destas práticas violentas. “The Cove” é um excelente e inspirador documentário que merece ser visionado por qualquer espectador.

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor