Sugestões para o Dia Mundial da Poesia
A primeira sugestão para o dia Mundial da Poesia, que se comemora este Domingo, 21 de Março, é: ler poesia. Em alternativa, pode ouvir poesia - a Antena 2 vai emitir, ao longo de todo o dia, poemas ditos por Graça Lobo e Jorge Silva Melo. À noite, o SAPO vai transmitir em directo um Café-Poesia.
Livros,Feiras & Livrarias
Se a opção for pela leitura, tem, para além das bibliotecas, várias livrarias mais ou menos especializadas a que recorrer (em Lisboa, a Poesia Incompleta, a Trama, a Cotovia, a Assírio & Alvim; no Porto, a Poetria). Isto para além das maiores, generalistas - a Bertrand, por exemplo, tem uma promoção no Dia Mundial da Poesia em que, na compra de um livro de poesia, o leitor recebe outro. Uma outra hipótese, sobretudo se a Primavera ajudar, é a feira da poesia no Jardim Teófilo Braga (Jardim da Parada, Campo de Ourique, das 10h00 às 19h00) que decorre até Domingo.
Já a FNAC e a Assírio assinalam o dia com a edição de Resumo - A poesia em 2009, um livro que reúne uma selecção dos melhores poemas publicados em Portugal em 2009, segundo as escolhas de José Alberto Oliveira, José Tolentino Mendonça, Luís Miguel Queirós e Manuel de Freitas. O livro custa apenas 4 euros e as receitas revertem na totalidade para a AMI/ Info Exclusão.
Fora de casa
Em Lisboa, o Centro Cultural de Belém programou para este dia também uma feira do livro, e ainda sessões de leitura e declamação (abertas ao público), oficinas e actividades para famílias, sessões de cinema, música, uma maratona de leitura de Álvaro de Campos, uma mostra de poesia urbana dita e cantada, e uma exposição de poesia experimental de Salette Tavares.
Café-Poesia transmitido online
A Presidência da República vai ser anfitriã de um Café-Poesia que reúne artistas e poetas de diversas gerações. Este evento vai ter transmissão directa online, através do SAPO, a partir das 21h30. O endereço da página estará disponível, no SAPO Livros, a partir das 21h00 de Domingo.
Cada um dos convidados para o Café-Poesia irá partilhar um poema de língua portuguesa que lhe seja especial. Presentes estarão, entre outros, Ruy de Carvalho, Eunice Muñoz, Carminho, Ricardo Ribeiro, Emília Silvestre (que abre a sessão com a representação de “A Carta da Corcunda para o Serralheiro”, de Fernando Pessoa, um fragmento do espectáculo “Turismo Infinito”, encenado por Ricardo Pais), Alice Vieira, Casimiro de Brito, Emília Nadal, Eugénia Melo e Castro, Jorge Reis Sá, José Eduardo Agualusa, José Tolentino de Mendonça, Luísa Costa Gomes, Maria Alberta Menéres, Maria João Seixas, Nuno Júdice, Valter Hugo Mãe e Vasco Graça Moura.