sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia


Sugestões para o Dia Mundial da Poesia
A primeira sugestão para o dia Mundial da Poesia, que se comemora este Domingo, 21 de Março, é: ler poesia. Em alternativa, pode ouvir poesia - a Antena 2 vai emitir, ao longo de todo o dia, poemas ditos por Graça Lobo e Jorge Silva Melo. À noite, o SAPO vai transmitir em directo um Café-Poesia.
Livros,Feiras & Livrarias
Se a opção for pela leitura, tem, para além das bibliotecas, várias livrarias mais ou menos especializadas a que recorrer (em Lisboa, a Poesia Incompleta, a Trama, a Cotovia, a Assírio & Alvim; no Porto, a Poetria). Isto para além das maiores, generalistas - a Bertrand, por exemplo, tem uma promoção no Dia Mundial da Poesia em que, na compra de um livro de poesia, o leitor recebe outro. Uma outra hipótese, sobretudo se a Primavera ajudar, é a feira da poesia no Jardim Teófilo Braga (Jardim da Parada, Campo de Ourique, das 10h00 às 19h00) que decorre até Domingo.
Já a FNAC e a Assírio assinalam o dia com a edição de Resumo - A poesia em 2009, um livro que reúne uma selecção dos melhores poemas publicados em Portugal em 2009, segundo as escolhas de José Alberto Oliveira, José Tolentino Mendonça, Luís Miguel Queirós e Manuel de Freitas. O livro custa apenas 4 euros e as receitas revertem na totalidade para a AMI/ Info Exclusão.

Fora de casa
Em Lisboa, o Centro Cultural de Belém programou para este dia também uma feira do livro, e ainda sessões de leitura e declamação (abertas ao público), oficinas e actividades para famílias, sessões de cinema, música, uma maratona de leitura de Álvaro de Campos, uma mostra de poesia urbana dita e cantada, e uma exposição de poesia experimental de Salette Tavares.
Café-Poesia transmitido online

A Presidência da República vai ser anfitriã de um Café-Poesia que reúne artistas e poetas de diversas gerações. Este evento vai ter transmissão directa online, através do SAPO, a partir das 21h30. O endereço da página estará disponível, no SAPO Livros, a partir das 21h00 de Domingo.
Cada um dos convidados para o Café-Poesia irá partilhar um poema de língua portuguesa que lhe seja especial. Presentes estarão, entre outros, Ruy de Carvalho, Eunice Muñoz, Carminho, Ricardo Ribeiro, Emília Silvestre (que abre a sessão com a representação de “A Carta da Corcunda para o Serralheiro”, de Fernando Pessoa, um fragmento do espectáculo “Turismo Infinito”, encenado por Ricardo Pais), Alice Vieira, Casimiro de Brito, Emília Nadal, Eugénia Melo e Castro, Jorge Reis Sá, José Eduardo Agualusa, José Tolentino de Mendonça, Luísa Costa Gomes, Maria Alberta Menéres, Maria João Seixas, Nuno Júdice, Valter Hugo Mãe e Vasco Graça Moura.

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor