One Laptop Per Child (OLPC)
O novo portátil do projecto One Laptop Per Child (OLPC) vai custar entre 50 e 70 euros, terá um ecrã táctil e um único botão. O teclado será virtual.
As novidades sobre o projecto iniciado em 2005 por Nicholas Negroponte têm sido divulgadas durante esta semana por vários meios de comunicação internacional e a Forbes publicou as primeiras imagens do projecto, o XO-3.
De acordo com a informação avançada, o novo modelo do computador destinado às crianças de países em vias de desenvolvimento e com poucos recursos económicos deverá começar a ser comercializado em 2012.
A FuseProject, que também já tinha sido responsável pelo desenho do hardware nos anteriores modelos, apresentou um portátil ultra fino, com ecrã de 8,5 por 11 polegadas, com uma moldura muito estreita em borracha e um único botão, destinado a ligar e desligar o aparelho. Segundo explicaram os responsáveis, citados pela revista, a Fundação One Laptop Per Child queria um computador em que o conteúdo apresentado no ecrã fosse "o principal elemento visual".
A ausência de um teclado físico e a integração de uma câmara, com capacidade para captação de fotografias e vídeo, são outras das novidades. Está também previsto que o ecrã seja fabricado em materiais plásticos, numa tentativa de aumentar a durabilidade do equipamento.
Outro dos objectivos referidos passa por produzir um computador mais fácil de utilizar e que possa ser usado pelas crianças tanto para jogos como para programas educativos, apostando também nos conteúdos alojados na "nuvem".