quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Portugal, mas principalmente o Sofá Tremeu !!



Sismo de magnitude 5.7 sentido em Portugal

De acordo com dados do European-Mediterranean Seismological Centre e do U.S. Geological Survey, o abalo sentido às 01.37h foi de magnitude 5.7 na escala de Richter (considerado de intensidade média) e teve o seu epicentro a cerca de 185km de Faro.


A terra tremeu hoje em Portugal Continental, exactamente às 01:37:47h.

De acordo com o U.S. Geological Survey (o instituto de geologia norte-americano), o sismo teve uma magnitude de 5.7 graus na escala de Richter (num total de 10) e considera-se de intensidade média.

O epicentro ocorreu a 10 km de profundidade, a Oeste de Gibraltar, cerca de 185 km a Oeste de Faro e 264km a Sudoeste de Lisboa.

Contactada pelo DN, a Protecção Civil afirma não ter registo de danos pessoais ou materiais. As chamadas recebidas foram apenas para dar conta da ocorrência do sismo e não foram registados quaisquer pedidos de ajuda.

Relatos dos leitores do DN:

Manuel Saldanha, Oeiras

Estava a dormir e acordei como se tivesse deitado num colchão de água seguido de um estrondo da porta.

Existem também relatos de testemunhas, de Norte a Sul do País, em Espanha e Marrocos, publicados no U.S. Geological Survey:

Portimão, a 139 km (Noroeste) do epicentro

"Senti dois tipos de vibração. Uma inicial suave mas intensa de curta duração, que se seguiu uma vibração mais forte em que foi perceptível o edifício vibrar e abanar."

Sesimbra, a 226 km (Norte) do epicentro

"Durou cerca de 3 segundos"

Amora, a 231 km (Norte) do epicentro

"Onda de calor. Senti o sismo principalmente porque a cadeira onde estou sentado tem rodas e moveu-se sozinha."

Costa de Caparica, a 244 km (Norte) do epicentro

"Teve a duração de 15 a 20 segundos, sentido no Monte de Caparica. Forte o suficiente para causar tonturas a andar, pequenos objectos como louças tilintares e vibrarem. Estava no messenegr e pessoas relataram terem sentido em Coruche, Damaia e Portimão."

Lisboa, a 256 km (Norte) do epicentro

"Tinha um armário com a porta aberta que se fechou. Senti claramente o predio a abanar de um lado para o outro."

Ayamonte, Espanha, a 235 km (Este) do epicentro

"Segundos antes assustei-me com o ruído dos pássaros, porque eram duas e meia da madrugada [uma hora a menos em Portugal], e depois começou tudo a mover-se e a tremer, de maneira bastante forte"

Gafanha da Encarnação, a 469 km (Norte) do epicentro

"Foi mesmo engraçado, pois foi a primeira vez que senti alguma coisa e é estranho que tenha sido tão longe, quando houve clara percepção e ruído."

Marraquexe, Marrocos, a 569 km (Sul) do epicentro

"Assustador"

Na casa da Sofia, 265 km e mais alguns metros do Epicentro :)

Marcos Tavares de Carvalho : Senti o sofá a tremer ;)

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor