domingo, 13 de dezembro de 2009

Lisboa: EMEL lança parquímetro individual em Janeiro



A Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) vai lançar em Janeiro um serviço de parquímetro individual e um serviço de transporte de crianças, disse o seu presidente, António Almeida.


«O parquímetro individual é um dispositivo que os utentes têm consigo e que é activado com um cartão que foi carregado com uma certa quantia. O utente activa-o depois de estacionar o carro e desactiva-o quando volta à viatura, descontando o tempo e, por conseguinte, a quantia respectiva àquele período de estacionamento», explicou António Almeida.

O presidente da EMEL defendeu que este projecto «será muito benéfico para a empresa e para o utente, porque deixam de existir as situações em que o utente ou paga menos tempo do que fica estacionado ou paga a mais».

Os utentes poderão comprar o dispositivo a partir de Janeiro, que terá um custo de cerca de 30 euros. Numa primeira fase, a EMEL disponibilizará 200 dispositivos, mas a empresa ainda está «a afinar os locais de venda para que seja acessível aceder ao parquímetro individual».

Quanto ao serviço de transporte de crianças, António Almeida explicou que «a ideia é fazer com que as pessoas que chegam a Lisboa com uma criança possam deixar o carro num parque e usufruir de um serviço especializado de transporte da criança à escola, reduzindo as deslocações dentro da cidade».


A EMEL vai ter nove parques de estacionamento à entrada da cidade com este serviço, em colaboração com a Easy-Bus, uma empresa de transporte de passageiros. «Num mês de estacionamento e com o transporte uma vez por dia da criança, o utente paga cerca de 120 euros. Já se for duas vezes por dia, o preço ronda os 140 euros», a administradora da Easy-Bus, Leonor Gomes.

A EMEL está a estudar também, com a EDP, a possibilidade de os parquímetros fixos, espalhados pela cidade, ofereçam a possibilidade de carregar os carros eléctricos. «É necessário encontrar uma solução para os carros eléctricos. Porque é que não hão-de se abastecer nos parquímetros?», interrogou António Almeida, acrescentando que «o ideal seria ter o projecto finalizado antes de 2011, quando se iniciar o processo de substituição de parquímetros».



Diário Digital / Lusa

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor