sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

“À mulher de César…”



“À mulher de César…”


Diz o provérbio antigo que “À mulher de César, não basta sê-lo [séria], é preciso parecê-lo”. Pois bem, ontem decidi andar pela blogosfera a ler os blogues de alguns amigos e de alguns companheiros das lides partidárias e, então, encontrei este blogue (http://laranjachoque.blogspot.com/).

Sinceramente não costumo tecer criticas sobre blogues de outras pessoas ou formas de escrever, a única coisa que realmente me deixa um pouco triste e desmotivado (ainda mais) é ter”iluminados” em demasia. Pessoas que, sinceramente, não conseguem ter um trajecto político consciente sem ter sempre uma critica muito “afiada”.

Continuando, o autor do Blogue “ Tiago Mendonça”, post sim, post não, tem de sempre falar sobre a distrital da JSD/Lisboa e dos seus membros o que, sinceramente, acho ridículo pois, vejam: primeiro diz que pretende para 2010 abrir a sua secção aos vários presidentes de secção do distrito de Lisboa para estes darem a sua opinião sobre certos assuntos/pastas e depois está sempre a falar mal da distrital da JSD/Lisboa. Caro Tiago Mendonça, fiquei com várias dúvidas ao ler ao seu Blogue, vai ser candidato nas próximas eleições da CP da Distrital da JSD/Lisboa ou sinceramente gosta de falar mal do actual Presidente (Paulo Pereira) e da sua restante equipa?

Faz parte de um projecto “Ganhar uma Geração” uma forma clássica de tentar formar um grupo para ser candidato à Distrital, certo?

Também confesso achar demasiadamente ofensivo estar sempre a falar do Top-50 e do Top-100 dos militantes, poderá explicar-me onde arranjou esse medidor tão fiável e tão “pessoal”?

Em relação ao seu post “Carreiras Vence”, penso que a sua conclusão a este acto eleitoral é pouco profundo, se analisar bem os números que são seguintes:

Num universo de cerca de 8000 militantes votaram entre 3579 e 3725 militantes, que garantiram a Carlos Carreiras entre 2347 e 2437 votos e a Jorge Bacelar Gouveia entre 1232 e 1262 votos.

Por isso se subtrair o total de votantes ao total de militantes com cotas pagas percebe que cerca de 4300 militantes (mais de 50%) não foram votar, o que quer dizer segundo o Dr. Carlos Carreiras que indicava em todos os órgãos de comunicação social e redes sociais que tinha a seu lado a apoia-lo uma lista de honra com mais de 250 militantes, uma lista bastante considerável de notáveis do Partido e 20 Presidentes de Secção em 24 (24 o total de secções no Distrito de Lisboa) que algo correu realmente mal, podemos tirar 2 conclusões ou as pessoas”militantes” já se encontram totalmente fartas das guerras internas/externas do Partido ou, então, que os “sacos de votos” encontram-se rotos e, por isso, faltaram muitos votos ao Dr. Carlos Carreiras.

A comunicação social fez o trabalho mais simples, dizer que o Dr. Carlos Carreiras ganhou as eleições com mais de 60% dos votos. A meu ver ,uma conclusão muito pouco reflectida.

Mas também, como é normal, penso que só criou este Post para ter mais um pretexto para falar mal/atacar o actual Presidente da CP Distrital da JSD/Lisboa que, simplesmente, e ainda bem que estamos num pais democrático e num partido democrático, expressou e bem a sua opinião sobre o Dr. Carlos Carreiras, ou agora por se ser Presidente da CP Distrital da JSD/Lisboa tem de se deixar de ter opinião pessoal?

Fala em “posição institucional”? …. Sabe o real significado disso? Por vezes, ou na maior parte das vezes, sinceramente tenho grandes dúvidas, para não dizer ENORMES.

A sua forma de fazer politica ou de estar na política, felizmente não é igual à minha nem parecida com a maior parte dos militantes que conheço do PSD, PS ou outras estruturas partidárias.

Ainda bem que não existe a tão falada “asfixia democrática” porque se existisse, tudo seria diferente (ou não).

A política de ódios não nos leva a lado nenhum mas, sinceramente, este tipo de comentários /ataques constantes da sua parte à Distrital da JSD/Lisboa só nos torna mais fortes ou com mais vontade de fazer mais e melhor.

Como comecei acabo, “À mulher de César, não basta sê-lo [séria], é preciso parecê-lo”.

Termos e Condições

As declarações aqui prestadas são da exclusiva responsabilidade do respectivo autor.O autor do blogue Pace et Sapere não se responsabiliza pelas declarações de terceiros produzidas neste espaço de debate. Quaisquer declarações produzidas que constituam ou possam constituir crime de qualquer natureza ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas ofensivas ao bom nome ou integridade de alguém pertencente ou não a este Blogue são da exclusiva responsabilidade de quem as produz, reservando-se o autor do blogue Pace et Sapere o direito de eliminar o comentário no caso de tais declarações se traduzirem por si só ou por indiciação, na prática de um ilícito criminal ou de outra natureza.

O Autor